Estudo de caso - Grupo Schincariol

Postado por | 22:00 1 comentário


1 - Analise e discuta as principais decisões relatadas no caso – criar a marca Primus, lançar a Nova Schin e adquiri a Devassa. Você classificaria essas decisões como programadas ou não-programadas? Como você avalia a eficácia dessas decisões?

Decisões não programadas, pois foram tomadas com o intuito de recuperar, ou não perder, posições no mercado. Estas decisões não foram eficazes. A criação da Primus e a compra da Devassa não foram bem planejadas e não alcançaram os objetivos previstos pelo Grupo. O lançamento da Nova Schin foi bem sucedido e a cerveja alcançou a vice-liderança do mercado nacional porém tempos depois as vendas entraram em declínio até estabilizarem com uma baixa parte do mercado assim como aconteceu como a Primus.



2 - Compare a decisão de criar a marca Primus, a Nova Schin e a Devassa Bem Loura com base no conceito de racionalidade limitada de Simon.

A Primus foi criada em um ambiente de pressão e assim sendo uma decisão de racionalidade limitada, considerando apenas as informações mais relevantes, e não detalhes que podem fazer a diferença. Diante da experiência adquirida na criação da Primus, para a criação da Nova Schin foi feito um melhor planejamento, sendo assim uma decisão mais racional. A aquisição da Devassa também foi mais racional, porém essas decisões nunca serão totalmente racionais pois dificilmente haverá total conhecimento e controle das variáveis ambientais.



3 - Os lançamentos da Nova Schin e a aquisição da Devassa foram decisões racionais ou intuitivas? Que medidas foram tomadas para reduzir a imprevisibilidade das decisões? Em que armadilhas psicológicas poderão os gestores da Schincariol ter caído ao tomar essas decisões?

Racionais. Pesquisa e investimento em propaganda. Levaram em consideração os primeiros impactos e não pensaram no fututo.

4 - O que você acha da venda do grupo Schincariol aos Japoneses da Kirin? Sabendo que a Schincariol era uma empresa familiar, você acha que a decisão foi tomada em grupo pela família ou isoladamente pelos acionistas? Justifique.

Uma boa oportunidade tanto para os donos da Schincariol quanto para a Kirin. Para os donos da Schincariol é a chance de tentar obter maior sucesso em outras áreas e para Kirin é uma provável oportunidade de lucro pois eles não iriam fazer um investimento tão grande sem antes realizarem uma boa pesquisa e planejamento. A decisão de venda deve ter sido uma decisão conjunta que visava a satisfação dos acionistas e familiares, pois representava a possibilidade de desenvolvimento e crescimento da empresa, o que seria bom para ambos.

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Um comentário:

  1. Legal! Apenas as respostas das questões 2 e 3 podem ser complementadas, como veremos em sala.

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