1 - Analise e discuta as principais decisões
relatadas no caso – criar a marca Primus, lançar a Nova Schin e adquiri a
Devassa. Você classificaria essas decisões como programadas ou não-programadas?
Como você avalia a eficácia dessas decisões?
Decisões não programadas, pois foram tomadas
com o intuito de recuperar, ou não perder, posições no mercado. Estas decisões não foram eficazes. A criação
da Primus e a compra da Devassa não foram bem planejadas e não alcançaram os
objetivos previstos pelo Grupo. O lançamento da Nova Schin foi bem sucedido e a
cerveja alcançou a vice-liderança do mercado nacional porém tempos depois as
vendas entraram em declínio até estabilizarem com uma baixa parte do mercado
assim como aconteceu como a Primus.
2 - Compare a decisão de criar a marca Primus, a
Nova Schin e a Devassa Bem Loura com base no conceito de racionalidade limitada
de Simon.
A Primus foi criada em um ambiente de pressão
e assim sendo uma decisão de racionalidade limitada, considerando apenas as
informações mais relevantes, e não detalhes que podem fazer a diferença. Diante da experiência adquirida na criação da
Primus, para a criação da Nova Schin foi feito um melhor planejamento, sendo
assim uma decisão mais racional. A aquisição da
Devassa também foi mais racional, porém essas decisões nunca serão totalmente
racionais pois dificilmente haverá total conhecimento e controle das variáveis
ambientais.
3 - Os lançamentos da Nova Schin e a aquisição da
Devassa foram decisões racionais ou intuitivas? Que medidas foram tomadas para
reduzir a imprevisibilidade das decisões? Em que armadilhas psicológicas
poderão os gestores da Schincariol ter caído ao tomar essas decisões?
Racionais. Pesquisa e investimento em
propaganda. Levaram em consideração os primeiros impactos e não pensaram no
fututo.
4 - O que você acha da venda do grupo Schincariol
aos Japoneses da Kirin? Sabendo que a Schincariol era uma empresa familiar,
você acha que a decisão foi tomada em grupo pela família ou isoladamente pelos
acionistas? Justifique.
Uma boa oportunidade tanto para os donos da Schincariol
quanto para a Kirin. Para os donos da Schincariol é a chance de tentar obter
maior sucesso em outras áreas e para Kirin é uma provável oportunidade de lucro
pois eles não iriam fazer um investimento tão grande sem antes realizarem uma
boa pesquisa e planejamento. A decisão de venda deve ter sido uma decisão
conjunta que visava a satisfação dos acionistas e familiares, pois representava
a possibilidade de desenvolvimento e crescimento da empresa, o que seria bom
para ambos.
Legal! Apenas as respostas das questões 2 e 3 podem ser complementadas, como veremos em sala.
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